segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Respostas dos Exercícios



Pessoal,


Essas são as respostas dos exercícios da Apostila de vocês referentes ao "Filo Poriferos".
Espero que todos tenham (conforme solicitado!) feito esses exercícios e, caso vocês ainda tenham dúvidas me avisem para que possamos discuti-los em sala de aula ou através de nosso blog.
Se restarem ainda dúvidas sobre a matéria, entrem em contato comigo para que possamos agendar uma aula extra na quinta feira.
Capítulos 39 e 40
Os Grupos Animais e o Filo Poríferos
1) A= poros, local por onde entra a água com oxigênio e partículas alimentares no corpo das esponjas. A água passa através de células conhecidas como porócitos.
B= coanócitos, células responsáveis pela movimentação da água (através de seus flagelos) e pela digestão inicial das partículas alimentares que depois serão distribuídas para as outras células desse organismo.
C= Átrio, local para onde a água com parículas alimentares e oxigênio são direcionados após entrar no corpo desses animais. Nesse local também são depositadas excretas e CO2 provenientes do metabolismo desses animais.
2) O alimento das esponjas é capturado através de filtração de partículas presentes no meio líquido. Esses seres se alimentam de zoo e fitoplancton presentes na água, assim como de restos de outros animas presentes no meio líquido. Essas parículas entram no corpo desses animais através dos poros (formados por células conhecidas como porócitos), caem na cavidade atrial e após serem movimentados pelos coanócitos sáo capturados por essas células que iniciam o processo digestivo (intracelular). Posteriormente outras células conhecidas como amebócitos transferem esse material pré-digerido para os outros tipos celulares do organismo. As excretas são liberadas diretamente no átrio e desse sáo deslocadas para o meio externo.
3) A reprodução das esponjas pode ser assexuada através de brotamento (formação de nossos seres a partir de expansões laterias do corpo desses organismos) ou por gemulação (formação de formas de resistência, que permitem a sobrevivência desses organismos em épocas díficeis. Sáo formadas por amebócitos indiferenciados (arqueócitos) envolvidos por parede rígida de espículas justapostas e por Regeneração ou Fragmentação (reconstituição do animal a partir de pequenas porções corporais).
As esponjas também podem se reproduzir sexuadamente através da formação de gametas masculinos e femininos em um mesmo animal (espécies monóicas) ou em animais diferentes (espécies dióicas). A fecundação nesse caso pode ser interna ou externa ao corpo do animal.
4) As esponjas possuem "esqueletos" formados por pequenos espinhos (espículas) que podem ser de matéria inorgânica (calcáreo ou sílica) ou orgânica (espongina). Esses organismos são classoficados taxonomocamente através do tipo de espículas que possuem. Assim, os seres da classe Calcárea são formados por espículas calcareas, os da Classe Hexactinélida, possuem espiculas silicosas e os da Classe Demospongina (90% das espécies conhecidas) possuem um esqueleto formado por espongina.
5) a) V, b) F, c) F, d) V, e) V, f) F, g) F, h) F, i) F, j) F
6) c
7) d
--------------____x____ --------------

Um comentário:

Anônimo disse...

oi!!!!!!
as respostas da apostila laranja serão sempre dadas no blog ?
bjos

web page counters
Cable Internet