quinta-feira, 19 de abril de 2007

Você Conhece Charles Darwin?

Pessoal,


PRESTEM ATENÇÃO: após lerem o texto abaixo façam a atividade proposta. É a primeira das que serão propostas para o Segundo Bimestre e valerão PONTOS EXTRAS!
.
.
.


Hoje comemoramos o falecimento de Charles Darwin. Você já ouviu falar dele?


Darwin é um dos maiores cientistas de todos os tempos e é considerado por muitos mais importante inclusive que Albert Einstein. Ele é o pai da teoria da evolução que explica explica grande parte do nosso mundo: a variedade de animais e plantas e como e porquê as espécies surgem e se modificam no decorrer do tempo.




Em homenagem aos 125 anos (foi em 1882 - há 1/8 de milênio) de seu falecimento leiam essa pequena história sobre a vida de Darwin e depois façam a tarefa que peço abaixo. è para entregar na próxima aula!


________....________


Em 1820, uma cirurgia era algo simplesmente pavoroso: não existia anestesia e todos os procedimentos eram realizados com a ajuda de alguns voluntários fortes que continham o pobre paciente. Alem disso, as normas de assepsia estavam muito pouco desenvolvidas e em geral, após um procedimento cirúrgico, o paciente era acometido de alguma infecção e vinha a morrer.
Nesta época a medicina era algo que se aprendia vendo outros cirurgiões mais experientes trabalharem sobre pacientes se contorcendo e imersos em poças de sangue. É claro, que nem todos tinham estômago para isso e acabavam por abandonar a futura “profissão”.



Uma dessas pessoas foi Charles Darwin (1809-1882), que contra a vontade de seu pai aristocrata deixou a escola de medicina para se dedicar ao estudo das espécies vivas. Ainda jovem Darwin foi contratado como naturalista de um barco da marinha inglesa denominado Beagle e embarcou em uma expedição para cartografar regiões costeiras ao redor do mundo. A missão do Beagle estendeu-se por 5 anos e a viagem de Darwin e de um auxiliar foi custeada pó seu pai, um rico aristocrata inglês cansado das “modernidades” do seu filho.



Para Darwin não foi realmente um período fácil: sofria de enjôos constantes e vivia às turras com o comandante do navio. Esses desentendimentos devem ter sido acirrados pelo fato de ambos dividirem uma pequena cabine e pelo fato de que ambos não partilhavam das mesmas opiniões a respeito de alguns temas como a criação da vida na terra. Enquanto que o comandante do Beagle era um cristão fervoroso e defendia uma versão bíblica sem retoques para a criação da vida na terra, Darwin acreditava que a espécies vivas vinham se modificando gradualmente no decurso de milhões de anos de história de nosso planeta.


Durante sua viagem, Darwin dedicou-se a coletar, catalogar e encaixotar o maior número possível de espécimes animais e vegetais dos lugares visitados pelo Beagle. O navio fez escalas em diversos portos incluindo a Austrália e a América do Sul (incluindo o Brasil). A viagem do Beagle incluiu uma permanência de 36 dias nas Ilhas Galápagos, um arquipélago composto por diversas ilhas e pertencente ao Equador. Este local exerceu grande impacto sobre Darwin que aproveitou este período para realizar grande número de coletas e extensas observações sobre a natureza peculiar das espécies presentes nessas ilhas. E nos anos seguintes a sua viagem, Darwin recorreu a essas notas feitas durante essa época e analisou pormenorizadamente o material coletado.





Porém, somente em 1837, dois anos após o regresso de sua viagem, Darwin ― um homem que ainda não tinha 30 anos ― examinou as anotações e o material coletado nas Galápagos e se questionou quais seriam as “leis” que comandavam a vida em nosso planeta. Era claramente uma forma de se tentar ― como estavam fazendo outros cientistas de outras áreas como a física e a química― de ordenar o mundo natural e entender os desígnios divinos envolvidos nesse processo.Para tentar entender essa organização natural, Darwin utilizou-se de uma série de variações morfológicas observadas entre espécies animais presentes nas ilhas Galápagos. Por exemplo, a variação na forma dos bicos de espécies aparentadas de tentilhões que habitavam locais diferentes nessas ilhas.



Contudo, Darwin foi além, e associou esta variação morfológica com a especialização desses pássaros para a coleta de tipos diferentes de alimentos. Alguns tentilhões possuíam bicos fortes adaptados a abrir a carapaça de caranguejos enquanto que outras espécies possuíam bicos mais afilados e conseguiam coletar alimento em fendas de rochas.Todas essas diferenças morfológicas presentes nas diversas espécies de animais das Galápagos eram bastante intrigantes e levaram Darwin a imaginar se a luta pela sobrevivência seria o fator que havia moldado as características desses animais. A presença de adaptações morfológicas definiriam, portanto, que organismos estariam melhor adaptados ao seu ambiente e, consequentemente, que espécies se manteriam ou pereceriam.



Darwin havia descoberto a engrenagem que fazia funcionar a evolução das espécies em nosso planeta e que a partir de pressões e exigências exercidas pelo ambiente onde os organismos viviam fazia com que as espécies melhor adaptadas prosperassem enquanto que outras não tão aptas se extinguiam. Darwin denominou esse processo de seleção natural.Através de observações de características simples e claras Darwin fez a história.



Outros poderiam fazê-lo também, pois essas adaptações estão presentes em organismos que habitam qualquer local de nosso planeta. Além disso, na época, uma série de outros cientistas já havia desenvolvido aspectos dessa teoria. Aí é que esta a genialidade de Darwin: a criação de uma teoria inovadora e abrangente a partir de dados e observações prévias.




Além disso, Darwin através de seu livro “A Origem das Espécies Através da Seleção Natural” publicado em 1859 divulgou e popularizou a idéia de que essas transformações eram graduais e demandavam um longo período temporal para ocorrerem e que o processo de seleção natural agia de forma não direcionada ou guiada por algum mecanismo ou alguém. Suas teorias também tiveram implicações na forma como o homem se via diante de outros animais, passando a ser considerado apenas mais um animal e fruto de um processo evolutivo contínuo e não finalizado.Devido às repercussões que a teoria de Darwin teve sobre a forma que o homem se encarava, a evolução darwiniana enfrentou (e ainda enfrenta!) uma grande oposição e por isso, foram necessários 20 longos anos até que fosse publicada “A Origem das Espécies”.


Porém, conforme disse Theodozius Dobzhansky, “nada na biologia faz sentido sem a evolução” que, permanece como único aspecto unificador de toda a profusão de áreas dessa ciência. Somos, portanto, uma espécie ligada a todas outras criaturas vivas ou que algum dia habitaram nosso planeta por esse elo evolutivo escrito em nas quatro letras de nosso DNA.

________....________

Agora faça uma redação sobre a vida de Darwin. Para fazer essa redação você deve consultar seus livros e apostilas de biologia e a internet (além usar as informações que dei aqui para você!)Essa redação deverá ser escrita a mão (não vale ser impressa no computador, viu!) e deverá ter pelo menos 30 linhas.


________....________

2 comentários:

Anônimo disse...

o numero minimo pra uma redação é de 25 linha
30 c ja ta querenu demais
Thiago 2ºAlfa

Anônimo disse...

verdade,,exploro com 30 linhas hein jerry! hehehe
mas vo fazer mesmo assim.. :)

nathalia 2º beta

web page counters
Cable Internet