quarta-feira, 4 de abril de 2007

Simulado do CIC

1)(FUVEST) Por que as medusas podem, pelo simples contato, levar pequenos animais à morte ou provocar irritações cutâneas em seres humanos? Explique como funciona esse mecanismo de proteção e caça.




As medusas possuem células urticantes denominadas cnidoblastos que possuem em seu interior um mecanismo de disparo (nematocisto) com veneno paralisante em seu interior. Ao entrar em contato com a presa ou agressor os nematocistos são liberados do interior dos cnidoblastos e injetam veneno na vítima.


2) (FUVEST) O amarelão ou a Ancilostomose e a Ascaridíase são duas parasitoses que apresentam um ciclo vital similar. Sobre essas parasitoses, indique:
a) Quais são seus causadores e a que filo esses animais pertencem?
b) Quais são as semelhanças entre os ciclos dessas verminoses?
c) E qual(ais) são suas diferenças?

a. Ancilostomose: Ancylostoma duodenae ou Necator americanus
Ascaridíase: Ascaris lumbricoides
b. Ambos vermes ao penetrarem no corpo do hospedeiro primário (homem) passam pelo estômago e depois seguem pelo sistema circulatório até alcançarem o coração, os pulmões e depois a traquéia. Daí entram no esôfago, passam pelo estômago novamente e depois se instalam no intestino (seu local definitivo).
c. A ancilostomose (amarelão) é adquirida pela penetração de larvas vivas na pele dos pés enquanto que a ascaridíase é adquirida pela ingestão de alimentos contaminados com ovos do parasita.

2 comentários:

Anônimo disse...

oiOI
JERRY JA FIZ AQUI A CORREÇAO DA PROVA E DO SIMULADO !! ^^
ATE A PROXIMA AULA

Anônimo disse...

JERRY...
JA FIZ A CORREÇAO DA PROVA E DO SIMULADO TBM!!!
ATE SEXTA!!!

web page counters
Cable Internet