Pessoal,
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Continuando nossa viagem pelo mundo dos Vestibulares Seriados, hoje vamos conhecer o Programa da Universidade Federal de Viçosa (PASES- Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior)
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O QUE É O PASES?
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O PASES, um programa trienal, consiste em avaliar os participantes por três vezes consecutivas, uma ao final de cada ano, e, após a terceira avaliação, classificá-los para ocupar uma das vagas de um dos cursos oferecidos pela UFV no primeiro ano letivo após a terceira etapa das provas, sendo uma outra forma de propiciar ao estudante acesso à Universidade Federal de Viçosa (UFV)
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QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PASES?
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Proporcionar um processo de seleção menos tenso que o concurso vestibular.
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Valorizar o conhecimento adquirido pelo estudante tão logo tenha sido assimilado.
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Oferecer a oportunidade de, no transcorrer do ensino médio, comparar-se com candidatos de diferentes escolas, corrigindo falhas, redirecionando seus estudos e definindo suas aptidões.
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Propiciar duas oportunidades de ocupar uma das vagas de um dos cursos oferecidos pela UFV, classificando-o pelo seu melhor rendimento percentual: PASES ou Vestibular
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COM AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
Promover uma relação entre a UFV e as escolas de ensino médio que tiverem aluno inscrito no programa.
. Incentivar maior interação entre as Coordenações das Licenciaturas oferecidas pela UFV e as escolas de ensino médio, corrigindo falhas e reduzindo deficiências.
. Compatibilizar os programas com as novas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's.
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COM O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
COM O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
Subsidiar o professor com relatórios estatísticos dos rendimentos dos participantes do programa e soluções comentadas das provas já realizadas.
. Intensificar os programas de extensão relativos a treinamento e, ou, atualização de professores do Ensino Médio
. Intensificar os programas de extensão relativos a treinamento e, ou, atualização de professores do Ensino Médio
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COMO É CALCULADO O RENDIMENTO DO PASES? .
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COMO É CALCULADO O RENDIMENTO DO PASES? .
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O rendimento final de cada participante do programa, relativo ao triênio, decorrerá do somatório das 3 (três) etapas calculadas de acordo com a seguinte ponderação: - 1º etapa - 20% - 2º etapa - 30% - 3º etapa - 50%
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Como na 3º etapa do PASES o candidato realiza as mesmas provas do vestibular, ele também concorrerá com os 100% desta avaliação. Assim, para efeito de classificação compara-se o somatório das 3 (três) etapas do triênio com o percentual obtido na 3º etapa do triênio (em 100%), prevalecendo o maior rendimento.
Como na 3º etapa do PASES o candidato realiza as mesmas provas do vestibular, ele também concorrerá com os 100% desta avaliação. Assim, para efeito de classificação compara-se o somatório das 3 (três) etapas do triênio com o percentual obtido na 3º etapa do triênio (em 100%), prevalecendo o maior rendimento.
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O rendimento único da 3º etapa(em 100%) somente será considerado se o candidato alcançar percentual igual ou superior ao rendimento mínimo, do curso pretendido no vestibular de 2006, para correção das provas discursivas e da redação. Caso contrário, como o Programa PASES prevê a correção de todas as avaliações dos inscritos, o participante somente poderá utilizar-se do somatório das 3 (três) etapas para efeito de classificação final, desde que não tenha sido eliminado do programa.
O rendimento único da 3º etapa(em 100%) somente será considerado se o candidato alcançar percentual igual ou superior ao rendimento mínimo, do curso pretendido no vestibular de 2006, para correção das provas discursivas e da redação. Caso contrário, como o Programa PASES prevê a correção de todas as avaliações dos inscritos, o participante somente poderá utilizar-se do somatório das 3 (três) etapas para efeito de classificação final, desde que não tenha sido eliminado do programa.
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COMO É O PROGRAMA DE BIOLOGIA DO PASES PARA ALUNOS DO 2o. ANO?
. A prova visa avaliar os conhecimentos básicos de Biologia. O candidato deverá ser capaz de interpretar textos, gráficos e tabelas, utilizando-os na resolução dos problemas propostos. Dar-se-á ênfase a questões que permitam avaliar suas habilidades intelectuais, reduzindo-se ao mínimo o conhecimento da terminologia especializada e de pormenores estruturais ou bioquímicos. Poderão, ainda, ser abordados temas relevantes dentro das ciências biológicas que tenham sido destacados pela mídia, mesmo que não constem nos livros didáticos, e façam parte dos conteúdos programáticos dos respectivos períodos do ensino médio
. A prova visa avaliar os conhecimentos básicos de Biologia. O candidato deverá ser capaz de interpretar textos, gráficos e tabelas, utilizando-os na resolução dos problemas propostos. Dar-se-á ênfase a questões que permitam avaliar suas habilidades intelectuais, reduzindo-se ao mínimo o conhecimento da terminologia especializada e de pormenores estruturais ou bioquímicos. Poderão, ainda, ser abordados temas relevantes dentro das ciências biológicas que tenham sido destacados pela mídia, mesmo que não constem nos livros didáticos, e façam parte dos conteúdos programáticos dos respectivos períodos do ensino médio
Locais de Prova:
Minas Gerais : Alfenas, Barbacena, Belo Horizonte, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itaobim, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Muriaé, Patos de Minas, Ubá, Uberlândia e Viçosa.
São Paulo : Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo. . .
. Programa de Biologia para o 2o. Ano.
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• Características Gerais da Célula – Noções de bioquímica celular. Estrutura e função dos componentes citoplasmáticos e nucleares. Ciclo celular: mitose e meiose. Metabolismo energético. Diversidade celular.
• Características Gerais dos Tecidos – Classificação, estrutura e função dos diversos tecidos animal e vegetal.
• Características Gerais da Reprodução e do Desenvolvimento – Aparelho reprodutor, gametogênese, reprodução e fecundação de animais e vegetais. Tipos de ovos, segmentação e desenvolvimento embrionário. Tipo e função de anexos embrionários.
• Características dos Seres Vivos – Regras básicas de classificação e nomenclatura. Diversidade e características gerais de vírus, moneras, protistas, fungos, plantas e animais. Aspectos anatômicos e fisiológicos dos seres vivos.
• Saúde e Saneamento – Principais doenças carenciais, infectocontagiosas e parasitárias do Brasil. Aspectos biológicos, preventivos e de controle.
• Características Gerais dos Tecidos – Classificação, estrutura e função dos diversos tecidos animal e vegetal.
• Características Gerais da Reprodução e do Desenvolvimento – Aparelho reprodutor, gametogênese, reprodução e fecundação de animais e vegetais. Tipos de ovos, segmentação e desenvolvimento embrionário. Tipo e função de anexos embrionários.
• Características dos Seres Vivos – Regras básicas de classificação e nomenclatura. Diversidade e características gerais de vírus, moneras, protistas, fungos, plantas e animais. Aspectos anatômicos e fisiológicos dos seres vivos.
• Saúde e Saneamento – Principais doenças carenciais, infectocontagiosas e parasitárias do Brasil. Aspectos biológicos, preventivos e de controle.
(OBS: o programa das outras matérias encontra-se no site da UFV (http://www.ufv.br/).
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