domingo, 10 de junho de 2007

9 coisas que você não sabia sobre... conchas


1) Não é impressão, o número delas nas praias está diminuindo. A causa é a poluição, que mata os moluscos. A concha nada mais é do que seu esqueleto, à base de carbonato de cálcio, mas, ao contrário do homem, fica do lado de fora, protegendo seu corpo mole.




2) A reprodução varia de acordo com a espécie. A maioria tem órgão copulador (pênis ou vagina), mas há grupos, como o das conchas terrestres, que são hermafroditas. Outras nascem machos e, na fase adulta, se tornam fêmeas. O motivo é prático: as fêmeas maduras podem contar com os machos jovens à volta.




3) As Filipinas são o reino das conchas. Há 10 mil espécies marinhas; no Brasil, há cerca de 1.600. A maior concha de nosso litoral é a Strombus goliath, popularmente conhecida como "orelha de elefante", com 35 cm. Vive no Nordeste a 2 m de profundidade.


4) A maior do mundo é a Tridacna gigas, encontrada na Austrália. Tem 1 m, 140 kg e chega a 50 anos. A longevidade está relacionada ao tamanho da concha.




5) As da família Cypraeidae, da qual faz parte o búzio, são as preferidas dos colecionadores, pois são brilhantes como uma jóia. O búzio era utilizado na África Oriental como moeda (se chama Cypraea moneta). Uma esposa custava 20 mil conchas.



6) Toda concha produz pérolas, mas nem todas despertam interesse comercial. A que produz a usada em brincos e colares se chama Pinctada margaritifera e curiosamente é uma das mais feias: é preta, com estrias de crescimento e, quando jovem, possui ondulações pronunciadas que lembram pêlos.




7) Há as venenosas. As do gênero Conus têm um arpão na boca. Ao atingir o peixe, e até mesmo o homem, ataca o sistema nervoso central, matando na hora. Existem em todo o mundo em águas rasas e em grandes profundidades. As mais venenosas são encontradas na região tropical do Pacífico.



8) O imperador do Japão Hirohito (1901-1989) tinha uma das maiores coleções de conchas do mundo. Diz a lenda que a primeira concha que os pescadores traziam das profundezas era oferecida a ele. Cleópatra era outra apreciadora desse tipo de "jóia".




9) O barulho do mar escutado quando se coloca uma concha no ouvido é o ruído do ambiente reverberado lá dentro; isso inspirou a construção de teatros ao ar livre em formato de concha porque concentram e distribuem o som produzido no palco de forma homogênea e amplificada para a platéia.



.........(((..))).........

2 comentários:

Tudo sobre os Jonas Brothers disse...

Olá obrigada por comentar no meu blog!Esta muito lindo aqui!Adorei!!!!!
Volta la sempre que queizer ok?!
Bjus!
:)

Humano: disse...

Lindo blog, parabens, te desejo sucesso, se qser veja o meu tb:

http://meusdiasdevida.blogspot.com/

Abraço

web page counters
Cable Internet