domingo, 10 de junho de 2007

FILO MOLUSCA: MOLUSCOS


Introdução


Os moluscos (lat. mollis, mole) têm corpo mole, consistindo tipicamente de uma cabeça anterior, um pé ventral e uma massa visceral dorsal.



O corpo é mais ou menos coberto por um manto fino, carnoso e comumente abrigado em uma concha calcaria externa.




O filo compreende sete classes de aspectos e hábitos diferentes: Neopilina (Classe MINOPLACOPHORA), os quítons (POLYPLACOPHORA), os solenogastros (APLACOPHORA), dentálios (SCAPHOPODA), caramujos, caracóis e lesmas (GASTROPODA), mariscos, ostras e outros bivalves (BIVALVIA) e os náutilos, lulas e polvos (CEPHALOPODA).


Apesar das diversas classes diferirem ente si, a maioria dos moluscos tem em comum uma serie de caracteres anatômicos e fisiológicos peculiares ou característicos do filo.




Os moluscos viventes mais primitivos – quítons, solenogastros e monoplacóforos – e a maioria dos moluscos viventes, presumivelmente também as formas ancestrais, são animais que se locomovem lentamente e que vivem sobre o substrato em ambientes aquáticos.



O filo MOLLUSCA é o segundo maior filo animal com mais de 80.000 espécies viventes e é um grupo importante da linha evolutiva dos invertebrados protostômios. Os moluscos são de larga distribuição no tempo e no espaço, tendo um registro contínuo desde o Cambriano; muitos são abundantes como indivíduos e são ecologicamente importantes.





Apesar da maioria ser marinha, muitos caramujos e lesmas invadiram os ambientes de água doce e terrestre. Junto com os artrópodes, os moluscos apresentam adaptações ao maior número de habitats de todos os invertebrados. A maioria dos moluscos é de vida livre, movendo-se lentamente e apresentando uma relação íntima com o substrato. Alguns aderem a rochas, conchas ou madeira, alguns cavam, outros flutuam e as lulas e polvos podem nadar livremente.



De maior importância econômica são os mariscos, ostras, lulas, e outros que servem como alimento humano e alguns bivalves que produzem pérolas. Alguns caracóis e lesmas são pestes agrícolas e se alimentam de plantas cultivadas, certos caramujos de água doce são hospedeiros intermediários de vermes parasitos, um grupo de bivalves de água doce tem larvas parasitas de peixes e os teredos danificam navios e portos de madeira. A malacologia é a ciência que estuda os moluscos; a conquiliologia é o estudo de conchas, especialmente aquelas dos moluscos.




A coleção de conchas é um passatempo popular e tem contribuído significativamente para o conhecimento dos moluscos. Conchas fósseis encontram-se freqüentemente bem conservadas e servem como indicadores úteis das épocas geológicas antigas



Caracteres Gerais
- Corpo geralmente curto e parcial ou totalmente circundado por uma formação carnosa da parede do corpo chamada manto e que pode ser modificada de varias maneiras; entre o manto e a massa viceral existe uma cavidade do manto contendo os componentes de diversos sistemas (secundariamente perdidos em alguns grupos).




- Uma concha, quando presente, secretada pelo manto e composta de uma, duas ou oito partes; cabeça e o pé muscular ventral próximos, sendo o pé modificado de diversas formas para rastejar, cavar, nadar ou capturar alimento.
.


- Trato digestivo completo, complexo, com tratos ciliados para selecionar partículas pequenas; boca com rádula apresentando fileiras transversais de diminutos dentes quitinosos para raspar alimento (exceto BIVALVIA); ânus abrindo-se na cavidade do manto; uma glândula digestiva grande e freqüentemente glândulas salivares.
.



- Sistema circulatório aberto (exceto nos CEPHALOPODA), incluindo tipicamente um coração dorsal com um ou dois átrios e um ventrículo, usualmente em uma cavidade pericárdica, uma aorta anterior e outros vasos e muitos espaços sanguíneos (hemocelos) nos tecidos.




- Respiração através de um a muito ctenídios de estrutura peculiar (brânquias) no interior da cavidade do manto (secundariamente perdidos em alguns), pela cavidade do manto ou pelo manto.




- Excreção por rins (nefrídios), geralmente ligados à cavidade pericárdica e terminando na cavidade do manto; celoma reduzido às cavidades dos nefrídios, gônadas e pericárdio.



- Sistema nervoso tipicamente com 1 anel nervoso circunfaríngeo com vários pares de gânglios e dois pares de cordões nervosos, 1 par inervado o pé e o outro, a massa visceral; muitos com órgãos para o tato, olfato ou gosto, manchas ocelares ou olhos complexos e estatocistos para o equilíbrio.



- Sexos geralmente separados (alguns monóicos, poucos protrândricos), com ductos; fecundação externa ou interna; a maioria ovíparos; clivagem do oco determinada, espiral, desigual e total (meroblástica nos CEPHALOPODA); larvas trocófora e véliger desenvolvimento direto (PULMONATA, CEPHALOPODA)



- Não-segmentados (exceto MONOPLACOPHORA); simetria bilateral.
.


Conchas:



Como um dos aspectos característicos dos moluscos, o manto forma a concha, os sifões e também a cavidade do manto. Nos caracóis terrestres, a cavidade do manto é vascularizada e funciona como um pulmão. A concha dos moluscos é composta por uma camada externa de matéria protéica chamada perióstraco e por duas camadas de carbonato de cálcio, uma camada prismática mediana e uma camada nacarada interna.



A margem externa do manto apresenta dois sulcos, sendo o externo o sulco periostracal e que secreta o perióstraco. As células próximas à margem do manto secretam a camada prismática enquanto que toda a superfície externa do manto secreta a camada nacarada.



Com isso, a concha cresce em comprimento em suas margens e a espessura aumenta em toda a sua extensão. O sulco interno da margem do manto é limitado por dois lobos, sendo o interno muscular e responsável pela formação de sifões quando estes estão presentes.




.........<<..>>........





11 comentários:

Marcelo Mateus disse...

GOSTEI MUITO DO TEXTO...
COM CERTEZA ME AJUDOU MUITO A ENTENDER MELHOR ESSE FILO...

Anônimo disse...

Muito bom esse texto , bem resumido e de fácil compreensão

Anônimo disse...

muito bom mesmo, bem organizado

Anônimo disse...

achei tão interessante que estou pensando em virar um molusco

Anônimo disse...

é uma porcaria ñ responde o que eu pergunto

Anônimo disse...

muito boom esse texto me ajudou bastante com os conteudos pra prova *-*

Anônimo disse...

Nao vi o lula molusco.

Anônimo disse...

el texto es mui bueno. gracias

Anônimo disse...

I ran aсross thіs site on gоοgle аnd we havе been happу you'd coupons

Feel free to visit my web blog - green smoke discount

Anônimo disse...

Some great tiρs about keeping уour еlectric battery in an optimum condition.
Τhеse pointѕ will givе you mοгe
battery life and save you money іn the lοng run!


My weblog - http://showcase.fr/node/14465/?destination=node/14465

Anônimo disse...

Vanillа gοalѕ cigarette ѕimply by Green Light up has
madе my еntіrе life а rіch, ѕmoοth and sleеk eхperienсe.
This kind of е-cіg offеreԁ thе actuаl flaνorѕοme taѕte аssocіated wіth true νanilla flavouring.
I am ԁefinitely loоkіng forwaгd to attempt thе ѕmooth darκ chocolatе flaѵοr aѕ well.


Look into mу homepagе: Green Smoke Review

web page counters
Cable Internet