quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Viva as Águas-Vivas!


Filo Cnidaria (knide=urtiga) ou Celenterata(coelos=cavidade+enteron=intestino)



1. Características Gerais
- Nome popular: águas-vivas, medusas, anêmonas, hidras, corais
- Número de espécies vivas: cerca de 11.000



- Evolução:
. Primeiros animais a apresentar uma cavidade corporal (gastrovascular) onde ocorre parte do processo digestivo.
. Animais formados por dois tecidos embrionários (diblásticos): endoderme (que dá origem a gastroderme – gastro: estômago – nos animais adultos) e ectoderme (que origina a epiderme)
. Primeiros animais a apresentar um sistema nervoso. É difuso e primitivo, comunica a epiderme com a gastroderme
. Primeiros seres a apresentar o arco-reflexo (um tipo de resposta neuronal que não passa pelo cérebro)
. Presença de células urticantes (cnidoblastos) para defesa e captura de presas com mecanismo de inoculação de toxinas
. Ausência de órgãos
. Primeiros metazoários (meta=grande + zoa= animais)
. Algumas espécies formam colônias polimórficas, com indivíduos interligados e dependentes (zoóides); exemplo: caravela (Physalia sp., formada por pólipos e medusas ao mesmo tempo!)
. Acelomados: ausência de cavidade corporal verdadeira revestida por mesoderma (folheto embrionário intermediário)










- Habitat: aquático, principalmente marinhas, mas com representantes dulcícolas
- Forma de vida: animais sésseis (anêmonas, hidras) e livre-nadantes (medusas, águas-vivas), indivíduos isolados ou coloniais (caravela- Physalia, Obelia)



- Curiosidades:
. Considerados antigamente como vegetais
. Algumas espécies apresentam algas verdes (zooclorelas) ou pardas (zooxantelas) simbiontes
. Por possuírem células urticantes (cnidoblastos) são associados com uma série de acidentes com humanos, muitas vezes fatais.
. Os corais marinhos são formados por indivíduos vivos e esqueletos calcáreos de cnidários coloniais. O seu crescimento é muito lento, sendo acrescentados poucos centímetros a cada ano.
. O processo de anafilaxia (choque anafilático) foi descoberto após a aplicação de veneno de actínia (um pólipo) em cães pelo fisiologista francês Charles Robert Richet (18501935).

2. Anatomia e Fisiologia
- Simetria radial
- Tamanho: desde microscópico até indivíduos alguns metros
- Corpo composto por 3 camadas: epiderme (externa), gastroderme (interna) e mesogléia (mediana, associada com sustentação corporal)









Regiões do organismo:
. Boca (hipóstoma): captura do alimento e excreção de dejetos
. Tentáculos: captura do alimento e proteção
. Cavidade gastrovascular (gastrocele): DIGESTIVA
. Pedicele (disco basal): fixação no substrato (medusas)


Tipos morfológicos:
. Pólipos: sésseis, cilíndricos e com uma coroa de tentáculos circundando a boca
. Medusas: livre-nadantes, com forma de calota esférica com tentáculos pendentes




Tipos celulares:
- Epiderme:
· Células epitélio-musculares (mioepiteliais ou mioblastos): de revestimento, possuem fibras contráteis orientadas no sentido do comprimento do corpo (ao se contrair diminuem o comprimento corporal)
· Células intersticiais: pequenas, são totipotentes auxiliando no crescimento e regeneração
· Células sensoriais (neuroepiteliais): recebem informações sensoriais e transmitem estímulos para as células nervosas
· Células glandulares: secretam muco para proteção e fixação ao substrato
· Cnidoblastos: presentes principalmente nos tentáculos estão associados com defesa e captura de presas através da liberação de toxinas presentes em uma cápsula interna (nematocisto). A liberação da toxina ocorre após estimulo mecânico ao cnidocílio, uma expansão da membrana plasmática dessas células. Os filamentos urticantes podem conter espinhos para capturar as presas. Suas secreções podem ser também aglutinantes e envolventes.



- Mesogléia:
· Células nervosas: difusas, associadas com a transmissão do impulso nervoso







- Gastroderme:
· Células musculares-digestivas: alongadas, com flagelos na base (movimentação do conteúdo da cavidade gastrovascular). Presença de fibras contráteis com orientação circular em relação ao eixo do corpo (contração: alongamento do corpo). Associadas também com a absorção e digestão intracelular do alimento.
· Células glandulares: produção de enzimas digestivas
· Células intersticiais: pequenas, são totipotentes auxiliando no crescimento e regeneração
· Células sensoriais: recebem informações sensoriais e transmitem estímulos para as células nervosas
· Células amebóides: associadas com a transferência de alimento entre células




- Sustentação estrutural: exoesqueleto mineral calcáreo ou orgânico (quitina e algumas proteínas)
- Locomoção: através de contrações musculares. É lenta em pólipos e rápida (medusas). Em medusas jatos de água expelidos a partir da gastrocele impulsionam o animal.
- Digestão: extracelular (tubo digestivo incompleto, ânus ausente) auxiliada por movimentos da parede corporal e intracelular (fagocitose). Animais carnívoros consumindo como alimento: peixes, crustáceos, larvas de insetos, etc.
- Respiração (sempre aeróbica) e Excreção: difusão direta
- Sistema circulatório e sangue ausentes
- Sistema nervoso difuso, formado por uma rede de células nervosas sub-epiteliais.
- Órgãos sensoriais presentes nas medusas
. ropálios: fotorrecepção
. estatólitos: equilíbrio
. ocelos: fotorrecepção




- Reprodução:
- Assexuada:
· Brotamento (gemiparidade): brotos laterais, principalemnte em pólipos
· Cissiparidade longitudinal: divisão ao longo do eixo corporal
· Estrobilização: produção de segmentos discoidais que posteriormente se transformarão em medusas
· Regeneração bastante desenvolvida
- Sexuada:
· Monóica (hermafroditismo) ou dióica (sexos separados)
· Alternância de gerações (metagênese) entre as fases de pólipos e medusas. A forma predominante varia entre espécies
· Gametas formados a partir de células intersticiais
· Fecundação externa (no mar ou água doce) e direta (o espermatozóide penetra diretamente no óvulo)
· Desenvolvimento direto (zigoto origina indivíduo adulto) indireto: larvas livres e ciliadas (plânulas e éfiras) em espécies marinhas



3. Classificacao Taxonômica:
. Classes:
. Hidrozoária: metagênese presente, reprodução por brotamento, principalmente pólipos (Hydra, Physalia e Obelia)



. Cifozoária: metagênese presente, reprodução por estrobilização, principalmente medusas (Aurelia)Antozoária: metagênese ausente, reprodução por brotamento e cissiparidade longitudinal, medusas ausentes



. Antozoária: metagênese ausente, reprodução por brotamento e cissiparidade longitudinal, medusas ausentes

7 comentários:

Anônimo disse...

OIoi !
jerry
finalmente CONSEGUI ENTRA!!
nossa q tanto
D COisa TO ATRASADA ehHEH ^^
AHH E SOBRE AS AULAS..
UHNN
ACHO Q VO TER Q IR COM O 3 ANO!
ESSES EXERCICIOS VO TENTA FAZE AI TI MOSTRO ^^
ATE A PROXIMA AULA
ASS: ESTEFANIA 2 ALFA

Anônimo disse...

Jerry,
seus resumos são muito bons,
com certeza eles nos ajudarão nas provas!
E o site está de parabéns!
;)

Anônimo disse...

Oiii Jerry! joinha?
Muito legal a aula de hoje, pena q passou rápido d+...
Esse resumo ficou muito bom!!
Ahh, e fala para o Sapo colocar alguma coisa no site também! :D
Até mais

Anônimo disse...

otimo!!

Anônimo disse...

Jerry! muito bons os resumos...
valeu pela dedicaçao!
abraço

Anônimo disse...

oi! Jerry !
seus resumos são execelentes!realmente eles vão nos ajudar muito!São bem exclarecedores!
até mais !
bj

Anônimo disse...

oie...
muito bom os resumos ajuda a gente a estudar ...

bjoss

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