terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Vestibular Seriado, Bicho de Sete Cabeças?



Pessoal,


O vestibular seriado, conhecido como Processo Seletivo Seriado (PSS) ou Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), é um método de seleção que difere do vestibular tradicional principalmente por ser realizado enquanto o estudante está cursando o ensino médio. Entretanto a avaliação seriada (ou exame seriado) ainda é adotada por poucas universidades.


Para o aluno da primeira série do ensino médio que já está pensando em entrar na faculdade, a avaliação seriada proposta por algumas instituições de ensino pode ser uma opção interessante.
Nesse sistema, o aluno faz as provas no final de cada ano durante as três séries do ensino médio (antigo 2º grau). A quantidade de vagas a serem preenchidas pela avaliação seriada é definida pela universidade.



Alunos de outras séries do ensino médio (como é o caso de vocês!) também podem se inscrever, mesmo que náo tenham feito os exames da primeira série. As Universidades já previsarm essa possibilidade e exigem desses alunos que apenas façam também os exames equivalentes da primeira série para que sua pontução seja considerada. Portanto, em qualquer momento do ensino médio você poderá optar por outra (ou mais outra!) Universidade.




Outros detalhes, como o tipo de questão da prova, podem variar de instituição para instituição, como no vestibular, porque a lei dá grande autonomia para cada universidade. O estudante terá, em vez de um período curto de provas, o intervalo de um ano entre as avaliações e, portanto, segundo as instituições que usam o método de seleção, mais condições de se preparar para melhorar a nota em caso de ter mau desempenho em uma das provas, evitando o estresse associado ao vestibular.


As provas não são semelhantes às do vestibular tradicional, já que os conteúdos não são cumulativos, ou seja, as questões da primeira etapa são de aulas da primeira série, as do segundo exame exigirá conhecimentos adquiridos na segunda série e a terceira e última etapa abrangerá o programa somente da terceira série mais a prova de redação.


Com as notas das três provas, obtém-se a média final que classificará o candidato. Aqueles que não cursam o ensino médio, como o estudante já formado ou de supletivo, ou mesmo que está na terceira série, mas não se deu bem nas etapas da primeira e segunda série poderão se inscrever no "vestibular em prestações", mas deverão fazer então as etapas 1, 2 e 3 na mesma época.


Cada instituição propõe um sistema para administrar a avaliação. A Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), de São Paulo, por exemplo, oferece ao candidato a possibilidade de fazer uma prova que substituirá uma das três anteriores. A universidade implantou o sistema em 1997 e reserva todo ano 50% das suas vagas (do total de 1.800) para a avaliação contínua, como chama a Faap.


Já a Universidade Federal de Sergipe não possui reservas e aplica o seriado desde 2000. "A avaliação contínua é fato imediato a cada ano, diferente do vestibular, que é algo distante para quem está nos primeiros anos do ensino médio", afirma Antonio Carlos Cappabianco, 45, diretor-executivo do Departamento de Processo Seletivo.


Para Mauro Moura, coordenador do Programa de Avaliação Seriada da UnB (Universidade de Brasília), pioneira nesse tipo de seleção, adotado em 96, o método dá vantagem ao aluno que estuda regularmente porque "ele é avaliado uma vez no final de ano durante três anos de vida escolar".


Entre algumas das outras universidades públicas que adotam esse tipo de sistema em Minas Gerais estão as Federais de Lavras e de Uberlândia, por exemplo.


A integração com o ensino médio e a sua valorização são argumentos de quem está usando o método. As universidades que não o usam, no entanto, consideram que ainda é cedo para avaliar os resultados do sistema, que só foi adotado durante cinco anos, incluindo o exame deste ano. "Nós conhecemos o sistema. É uma experiência interessante e está dando bons resultados, segundo depoimentos da coordenação da UnB", diz o assessor para assuntos acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação da USP, Cláudio Possani. "Ainda é muito cedo para ter o perfil do ingressante. Não temos estudo para implantar o sistema de avaliação a curto prazo."


(texto retirado do site: http://www.vestibularseriado.com.br/).




Portanto, pessoal, escolham a sua Universidade ou Universidades favoritas e vamos nos preparar para os Vestibulares Seriados no final desse ano!

3 comentários:

Anônimo disse...

ano passado eu prestei dois vestibulares seriados..achei legal...porem dificil...tinha materia que eu nunca vi...mas teve bom...vou me esforçar mais esse ano!

Anônimo disse...

Oii Jerry!! joia?
Certeza q esse seriado é um bicho de sete cabeças...
Eu prestei o PAIES, e estava bem complicado...
alias, todos vestibulares em si sao...
Mas acontece que nem era pra ser assim, o nome "vestibular" está sendo colocado na nossa com muita enfase, e isso deixa qualquer aluno pirado!
Acho que isso deveria ser levado com maior naturalidade, afinal, o vestibular nao é o principal, e sim a faculdade, q vc nem sabe se vai gostar, ou ate mesmo termina-la....
Ate mais!!!

Anônimo disse...

Eu concordo com a Laura, acho que o problema mesmo é o nervosismo que o aluno adquire ao ouvir a "bendita palavra" VESTIBULAR.
Falo isso por experiência própria, mas é muito bom fazer o vestibular seriado, pois ele te prepara para os outros.

web page counters
Cable Internet