quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Glândulas Anexas ao Tubo Digestivo

Produção de Sucos Digestivos



As glândulas do sistema digestivo são essenciais no processo da digestão. Elas produzem tanto os sucos que degradam os alimentos como também os hormônios que controlam todo o processo.



As primeiras glândulas são as que estão na cavidade oral ( glândulas salivares) . A saliva produzida por essas glândulas , contém uma enzima que inicia o processo da digestão , agindo sobre o amido presente nos alimentos degradando-o a moléculas menores.



O próximo grupo de glândulas encontram-se na mucosa do estômago. Produzem o ácido e enzimas que digerem as proteínas. O ácido produzido no estômago é capaz de digerir todos os alimentos que chegam ao estômago , porém não afeta o próprio estômago devido a mecanismos especiais de proteção que este órgão tem.



Após os esvaziamento gástrico , o alimento já parcialmente digerido com o suco gástrico vai para o intestino delgado encontrar mais dois sucos digestivos para continuar o processo da digestão. Um deles é produzido pelo pâncreas que contêm enzimas capaz de digerir carboidratos , gordura e proteínas. Outra parte é produzida pelas glândulas do próprio intestino.



O fígado produz ainda outro suco digestivo: a bile. A bile é armazenada na vesícula biliar e durante as refeições esta " se espreme" liberando-a através de ductos para o intestino. Ao atingir o alimento a bile tem como principal função desmanchar as gorduras para serem digeridas pelas enzimas produzidas pelo pâncreas e intestino.


Absorção e Transporte dos Nutrientes


As moléculas digeridas dos alimentos , como também a água e sais minerais , são absorvidos na porção inicial do intestino delgado. O material absorvido atravessa a mucosa e atinge o sistema sanguíneo e é levado a outras partes do corpo para ser armazenado ou sofrerem outras modificações químicas. Este processo varia de acordo com o tipo de nutriente.


Carboidratos:
A grande maioria dos alimentos contém carboidratos . Bons exemplos são o pão, batatas , massas, doces, arroz, frutas e vegetais. Muitos destes alimentos contém amido , que pode ser digerido e também fibras que não são digeridas.


O carboidratos digeridos são decompostos em moléculas menores por enzimas encontradas na saliva, no suco pancreático e no intestino delgado. O amido é digerido em duas etapas : Sofrendo a ação da saliva e do suco pancreático , o amido é transformado em moléculas chamadas de maltose; em seguida , uma enzima encontrada no intestino delgado chamada maltase, degrada a maltose em moléculas de glicose. A glicose pode ser absorvida para a corrente sangüínea através da mucosa do intestino.


Uma vez na corrente sangüínea , a glicose vai para o fígado onde é armazenada ou utilizada para promover energia para o funcionamento do corpo. O açúcar comum também é um carboidrato que precisa ser digerido para ser utilizado.


Uma enzima encontrada no intestino delgado degrada o açúcar em glicose e frutose , ambos absorvidos pelo intestino. O leite contém outro açúcar chamado lactose. A lactose sofre a ação da lactase no intestino delgado transformando-se em moléculas absorvíveis.


Proteínas:

Alimentos como carne, ovos , e grãos contêm grandes moléculas de proteínas que precisam ser digeridas antes de serem utilizadas para reparar e construir os tecidos orgânicos. No estômago há uma enzima que inicia a degradação das proteínas.


A digestão é finalizada no intestino delgado pelo suco pancreático e intestino propriamente dito. O produto final das proteínas é absorvido pelo intestino delgado e encaminhado ao organismo pela corrente sanguínea. É utilizado para a construção das paredes e diversos componentes das células.


Gorduras:
Moléculas de gordura são uma grande fonte de energia para o corpo. Como se sabe a gordura não se mistura com a água, portanto o primeiro passo para a digestão de gorduras é transformação da mesma em produtos que possam ser misturados com a água (hidrossolúveis).


Os ácidos biliares produzidos pelo fígado atuam diretamente sobre as gorduras como detergentes permitindo a ação das enzimas sobre as gorduras transformando-as em moléculas menores de ácidos graxos e colesterol. Os ácidos biliares combinados com os ácidos graxos e colesterol permitem a passagem das moléculas pequenas através das células do intestino. As moléculas pequenas depois se transformam novamente em moléculas maiores e são transportadas através de vasos linfáticos do abdômen até o tórax onde então são despejadas na circulação sangüínea para serem armazenadas nas diferentes partes do corpo.


Vitaminas:
Outra parte vital dos nossos alimentos que é absorvida pelo intestino delgado são as vitaminas. Existem dois tipos de vitaminas: as que são dissolvidas pela água ou hidrossolúveis ( todo o complexo B e vitamina C) e as que são dissolvidas pela gordura ou lipossolúveis ( A, D, E e K).


.....xXx....

17 comentários:

Anônimo disse...

koixinho

Anônimo disse...

nao se percebe nda do que esta aqui , podiam era fazer esquemas e ect... e que eu nem entendo de que materia estao a falar

Anônimo disse...

Axei otimo a maneira com explicaram o (sistema digestivo).

Anônimo disse...

Também achei muito interessante. Aliás, a matéria aqui é Biologia, e nem tudo vem mastigado como ocorre no sistema digestório. Ao contrário, nossos neurônios precisam se exercitar muito, pesquisar bastante e correr atrás, que o que vale é isso! Continuem assim, para mim foi proveitoso!!! Abraços,

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Meu trabalho de BIOLOGIA que parecia ser díficil do nada ficou fácil quando eu entrei nesse site,
E continuem assim como são e não ligue com as queixas dos outros.
Abraços e Obrigado !!!

Anônimo disse...

estou na 7º serie e adorei o conteudo daqui me ajudou muito!!!obrigado

Julia Amorim disse...

Achei demais.Completou o que eu ja sabia

Cintya-rafaelly disse...

Nossa, eu adorei mim ajudou totalmente, eu estou no oitavo ano e tava precisando muito desse assunto. Vlw!!!

Anônimo disse...

adoreiiiiiiii!!!!!!!!

Anônimo disse...

Gostei bastante, nao estava entendendo muito esse tema mais depois que abri o site tudo ficou mais fácil, vai me ajudar muito na prova de amanhã!
Bom Trabalho. :)

Anônimo disse...

Valeu, eu ja estou na faculdade e esse assunto aqui me ajudou muito, otimo trabalho!!!

Unknown disse...

nossa magnífico'

Anônimo disse...

amei meu trabalho ficou otimo!!!!!!

Anônimo disse...

meu trabalho tava bm complicado ,mas agora abril minha cabeça,só tenho q agradecer..

Anônimo disse...

valeu cara dizem q a materia da 7 serie e dificil mas com iso fico facil

Anônimo disse...

achei muito bom. Mas as figuras em inglês não ficaram legal!

web page counters
Cable Internet